quinta-feira, 6 de abril de 2017

Oficina de Orientação Profissional e Elaboração de Currículo

A pedido do meu marido, participei da sua oficina de orientação profissional e elaboração de currículo, mas, como ele mesmo disse, dessa vez foi a sua vez de brilhar, rs. De dez mulheres inscritas, contamos com apenas 4 participantes, mas ainda assim as 2h de curso foram bastante produtivas. Iniciamos com uma apresentação sobre os principais erros na elaboração de um currículo, seguido de uma discussão sobre a postura ideal para entrevistas de emprego e depois partimos para a parte prática de criar um currículo e corrigir quem trouxe o seu. Foi, no mínimo, muito divertido!


Slides da apresentação

O Everton, meu namorido, é especializado em gestão de pessoas e atua como servidor público na Biblioteca Nelson Foot. Eu entrei com a minha experiência prática em triagem de currículos, além dos meus estudos no curso de formação continuada em administração pelo Senai e também minha experiência pessoal em processos seletivos. Gosto de destacar que aos 15 anos tive a oportunidade incrível de participar de três meses de orientação profissional e motivacional com o psicólogo e antigo diretor da Microlins de Várzea Paulista, Nereu Veiga, que foi um grande diferencial para minha ingressão no mercado de trabalho.

Reconheço que muitos não oportunidades como esta. Os jovens carecem de mais acessibilidade à cursos de orientação vocacional, etiqueta profissional, instruções quanto à construção de currículos, dentre outros - ensinamentos que estão além do que a formação básica e os cursos profissionalizantes nos oferece. Não dá para esperar que um jovem inexperiente chegue numa agência atendendo todas as exigências sem que ninguém tenha lhe orientado. É por isso que esperamos que este curso se torne regular em espaços públicos como as bibliotecas e CEUs. por exemplo.

A sensação é quase essa, não?

0 comentários:

Postar um comentário

Created By Sora Templates