terça-feira, 28 de março de 2017

Oficina "A Música do Filme" com Tony Berchmans

O Centro Unificado de Artes de Várzea Paulista está com um projeto muito legal de exibição de filmes e oficinas do Museu de Imagem e Som de São Paulo. No início do mês, dia 10, pude prestigiar uma oficina de música de cinema com o músico e cinéfilo Tony Berchmans. A oficina foi muito produtiva, mas acabou se estendendo além de horário e precisei sair antes do término, de qualquer forma, consegui aproveitar bastante do conteúdo. Aliás, fui entrevistada para a matéria no site institucional da cidade, disponível aqui. :)


Sobre Tony Bechmans

Iniciou na música ainda criança, mas sua formação foi em engenharia, depois se especializou em comunicação pela ESPM e trabalhou um período com produções publicitárias antes de se dedicar à sua maior paixão: a trilha sonora de filmes. Atualmente, é professor da pós-graduação em Trilha Sonora para Cinema e TV da Universidade Anhembi Morumbi e oficineiro no Museu de Imagem e Som de São Paulo, além de desenvolver o projeto CINEPIANO com apresentações regulares em instituições e festivais.

Sobre a Oficina




Originada do livro de sua autoria, que leva o mesmo título, a oficina "A Música do Filme" tem como intenção apresentar um panorama do universo da composição e produção de trilhas sonoras musicais, com intensa ilustração audiovisual.

O curso abordou um pouco da história do cinema sob o olhar das produções fonográficas, em seguida foi apresentado diversos termos técnicos dos elementos que compõem uma trilha sonora e, por fim, uma sequência de vídeos com recortes de grandes filmes, como explicarei com mais detalhes adiante.

O cinema nasceu mais como uma invenção tecnológica do que uma expressão artística. A trilha sonora só entrou para o cinema 30 anos mais tarde. É comum nos referirmos à trilha como o conjunto de músicas presente num filme, todavia, a trilha engloba toda composição sonora de um vídeo. Tais elementos se dividem em:
  • Background;
  • Sound effects (editoriais/especiais);
  • Foley (som resultante da ação dos personagens);
  • Locução.
Dentre outros. O importante é compreender que a trilha de um vídeo deve apresentar um sincronismo com a intenção narrativa do mesmo. Para conseguir tal qualidade de som, é comum fazer uso de recursos de captação e edição. Cabe ressaltar é editar é um processo diferente de mixar.

A música de filme é funcional, podendo conter uma canção ou ser apenas instrumental, variar entre sons agudos e graves, composições melódicas ascendentes ou descentes, dentre inúmeras outras características.

Um termo que aprendi e gostei bastante é o de "música programática", dividida em latemotif's que, por sua vez, são criados para atribuir uma identidade sonora aos variados elementos presentes num filme. Um grande exemplo são os motivos criados para desenhos animados.

Sobre minha participação

Apesar do release dizer que é direcionada a profissionais da área, cinéfilos, estudantes e amantes do cinema, acredito que o curso foi mais direcionado para os músicos no geral. Como músico, Tony sentiu a necessidade de explicar o conteúdo sonoro antes de cada vídeo, apesar de tornar o curso dinâmico, me senti como se estivesse tomando um spoiler das músicas a todo momento. O curso foi interessante para mim até o momento em que os alunos começaram a divagar entre comentários desnecessários, dando a oportunidade de criticar a indústria cinematográfica contemporânea e difamar os profissionais de jornalismo.

Como graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e dançarina, desenvolvo um projeto audiovisual de videodança que engloba técnicas de edição de imagem e música, além de todo o trabalho de roteiro, produção e filmagem. Também tenho estudos complementares em roteiro para filmes e dramaturgia, além de ser escritora e romancista. Acredito que o conteúdo do curso foi bastante proveitoso para mim, tanto na forma de narrar quanto no processo de edição de trilha, tenho certeza que farei uso dos artifícios apresentados em meus trabalhos futuros.

0 comentários:

Postar um comentário

Created By Sora Templates