sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Sobre Colar Grau

A colação de grau é uma cerimônia solene e simbólica que as faculdades oferecem aos alunos que estão se graduando. Eu, particularmente, nunca me dei muito bem com eventos formais. Não tive festa de 15 anos e não participei da minha formatura do ensino médio. Na 4ª série, tive uma espécie de cerimônia para encerrar o 1º ciclo do ensino fundamental, fui escolhida para ficar fantasiada de anjinho em cima do palco e confesso que não foi nada agradável. Sempre fui muito tímida e tenho um sério problema com ansiedade. Então, confesso, não estava muito empolgada para a colação de grau. Todavia, surpreendi-me: a energia dos estudantes é contagiante. E, mesmo sabendo que fazem isto todo ano e por mais de um dia, os professores e diretores se esforçam para parecerem alegres. Os pais se emocionam. E a organização do espaço, da música e tudo mais torna tudo muito bonito.



Mas calma, pois, como eu disse, é uma cerimônia simbólica. Para se formar, ainda é preciso eliminar as pendências em disciplinas, atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso. Ou seja: ainda tem chão, gente. Apesar de eu ter sido convidada a colar grau, conheci estudantes que ingressaram no curso há quase uma década atrás - acredito que para eles a emoção era ainda maior, não? Também conheci gente se formando pela segunda ou terceira vez (será que a emoção é a mesma?). Não sei se tenho pique para outra graduação, mas cogito fazer uma especialização ou cursos complementares - necessito. Meu marido está se preparando financeiramente para um mestrado, e ver a mesa dos professores o deixou mais motivado (que orgulho <3).




Financeiramente falando, vai dinheiro que nem água no término da faculdade. Apesar da colação ser gratuita, o serviço de fotografia custa horrores, ainda não sei se terei condições para isso, afinal, ainda tenho um semestre de mensalidade e preciso pensar nos gastos com o meu TCC. Baile de formatura esquece, nem pensar. Para quem gosta de uma festa, vale a pena investir no baile, mas eu não faço questão não, sinceramente. Minha mãe estava doida para comprar um anel de formatura, mas está aí outra coisa que acho desperdício de dinheiro, rsrs. Prefiro guardar num cofrinho para poder continuar estudando!

0 comentários:

Postar um comentário

Created By Sora Templates