sexta-feira, 8 de abril de 2016

Despesa no Supermercado



Recentemente, inaugurou um supermercado aqui no bairro, e estamos muito felizes com isso, pois antes tínhamos que ir à cidade vizinha fazer despesa num supermercado melhor com valores mais em conta. 


Despesa Mensal x Semanal

A princípio, gostaríamos de fazer uma única despesa mensal no supermercado. Mas depois de sofrermos com o desperdício de alimentos, entre outras coisas, optamos pelas compras semanais. Frutas, verduras, legumes e carnes, por exemplo, tem que estar sempre fresquinho e são comprados em lugares específicos: quitanda e açougue.

Meu pai tem uma rotina extraordinária para ir ao supermercado. Ele está sempre de olho nos folhetos de ofertas e se organiza para fazer as compras nos dias certos. Quinta-feira, por exemplo, é dia de feira no mercado que ele frequenta. Todavia, ele mora numa cidade pequena e aqui onde moro não temos essa facilidade nem disponibilidade de tempo para ir ao mercado com muita frequência.

Então nos reorganizamos para comprar materiais de limpeza, higiene pessoal, enlatados e alimentos não-perecíveis uma vez por mês no supermercado e irmos ao açougue e na quintada uma vez por semana. ;)


Economia

Sempre fui maníaca por listas, e levei este hábito comigo para a casa nova. Então, conforme as coisas vão acabando, vou incluindo na listinha para quando formos ao mercado não deixarmos nada de importante para trás. Nem sempre compro tudo o que está na lista, e algumas coisas a gente lembra só quando olha para ela, nas prateleiras. Mas fazer uma lista é muito bom para se organizar e não gastar a toa.

Assim como meu pai, eu confiro as ofertas em lugares diferentes da região, condições de pagamento e tudo mais. Além disso, não zeramos o cartão alimentação (cometemos esse erro no primeiro mês), deixamos uma pequena quantia para emergências, entre outras coisas. Todavia, nem sempre o saldo do cartão dá conta, então decidimos abri um crediário no mercado que mais frequentamos, para cobrir imprevistos e também para ocasiões especiais, assim não comprometemos a renda que é destinada aos mantimentos da casa.


Alimentos Orgânicos x Agrotóxicos

Aqui pertinho tem uma quitanda tradicional que se chama Horta do Japonês, cujos vendedores são os donos e a maioria dos alimentos são colhidos da hortinha caseira deles. Por ser orgânico, é mais caro sim, mas é muito mais saudável e saboroso! Depois de fazer um trabalho acadêmico sobre os males dos agrotóxicos, sinto uma agonia cada vez que vejo aqueles legumes enormes do supermercado, escuros e amargos.

"Batata boa é batata suja" diz minha mãe, e o mesmo vale para as mandioquinhas. Mas o que mais me impressionou mesmo foi a qualidade das cenouras. Ao contrário das de mercado, que são grandes e tem as pontas escuras, as orgânicas são pequenas, bonitinhas, adocicadas e acompanha a parte folhosa, que pode ser consumida.


Recapitulando!

  1. Nunca vá ao supermercado sem uma lista;
  2. Reserve um dinheiro para emergências;
  3. Se você frequenta um supermercado, talvez compense abrir um crediário;
  4. Fique de olho nas ofertas e dias promocionais;
  5. Dê preferência a comprar carnes em açougue;
  6. Dê preferência a comprar frutas, legumes e verduras orgânicas;
  7. Por fim: economize hoje para ter amanhã.

0 comentários:

Postar um comentário

Created By Sora Templates