sexta-feira, 11 de março de 2016

Cardápio Semanal

Quando você sai da casa dos seus pais, num primeiro momento, sentirá uma necessidade em organizar sua alimentação. Isso por que, sem um planejamento, cai numa rotina monótoma ou se empanturra de bobeiras.

Na primeira semana, como ainda estávamos sem geladeira e nossas panelas elétricas, tivemos que nos virar com comida de rua e pratos de micro-ondas. ~ Ainda bem que foi por pouco tempo! ~ Mas logo que tínhamos todos os itens necessários para uma refeição decente - incluindo utensílios e aparelho de jantar, por exemplo - me perguntei como a minha mãe conseguia fazer um cardápio tão diversificado ao longo da semanal.

Eis que recorri ao chamado "Cardápio Semanal", muito popular entre os que estão seguindo uma dieta, por exemplo. Claro que isso é só nas primeiras semanas, até se adaptar à nova rotina, depois você será capaz de fazer tudo no automático, como minha mãe! Haha.


Escolhendo as Refeições da Semana

Claro que tem ser baseado no seu gosto para comida, mas o ideal é seguir uma dieta nutritiva para que não fique com a imunidade baixa e consiga sobreviver ao dia a dia, haha. Para quem tem essa conveniência, vale consultar um nutricionista e fazer uma avaliação do que você deve evitar, de acordo com sua rotina e seu organismo.

No caso do meu noivo e eu, ele tem gastrite aguda, então não pode com leite e derivados, frituras, refrigerante, frutas cítricas e feijão, por exemplo; já eu sofro de prisão de ventre desde bebê! Praticamente nasci com isso e provavelmente morrerei assim, então minha dieta tem que conter fibras, grãos integrais, soja e tudo que fortalece o intestino e seja fácil de digerir.

Meu Cardápio

Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Domingo
Prato Principal
Bife acebolado
Frango com legumes
Calabresa acebolada
Carne com batata e mandioquinha
Batata recheada com requeijão e bacon
Sushi
Frango assado
Acompanhamento
Batata frita
Arroz branco
Macarrão ao molho sugo
Arroz branco
Arroz branco
Batata palha
Arroz branco
Arroz
Couve refogada
Farofa
Salada
Alface, tomate e cebola
Chuchu
Alface, tomate e cebola
Beterraba e cenoura
Queijo branco
Rabanete
Alface e tomate


IMPORTANTE!

  • O café da manhã é a refeição mais importante do dia! Portanto, antes de qualquer coisa, sente-se à mesa e faça um bom desjejum.
  • Toda refeição principal - almoço e jantar - deve conter uma proteína (carne, frango, peixe ou ovo), um carboidrato (arroz, feijão, batata, mandioca, etc) e guarnições (frutas, legumes e verduras).

Fixando seu Cardápio Semanal para Visualização

Vários sites disponibilizam tabelas prontas que você pode imprimir e preencher. Outra opção é fazer esta tabela no Word ou Excel e visualizar no seu tablet, por exemplo. Ou ainda comprar um caderno e fazer tudo a mão. Enfim, vai do seu gosto!

Eu preferi usar a nossa parede lousa para organizar essas informações utilizando post-it's. <3


Organizando sua Rotina

  • Defina um dia para as compras, próximo ao pagamento do seu vale, por exemplo;
  • Escolha o melhor horário para cozinhar: para quem gosta da comida sempre fresquinha, vale dedicar um tempo para cozinhar todo dia. Mas quem não tem isso como um hobbie, para não acabar recorrendo a comidas rápidas, o ideal é cozinhar uma quantidade que dê para congelar em porções diárias, por exemplo.

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