sábado, 28 de junho de 2014

Trabalho Acadêmico: Jeitinho Brasileiro

A situação de desigualdade socioeconômica em nosso país é óbvia, mas precisamos reconhecer que, apesar de ainda apresentar inúmeros defeitos, o Brasil evoluiu muito nos últimos anos. Nossa justiça é falha, nossa educação é precária e o índice de violência não para de crescer. Muito disso se deve ao próprio perfil desenvolvido pelo brasileiro. Nossa sociedade é positivista, acomodada, gosta de tirar vantagem de tudo e sempre procura o caminho mais fácil para seguir. O corrupto está presente em todos os lugares.


O grupo Rubi Comunicação tentou da melhor forma possível fazer um trabalho de apresentação numa linguagem que todos possam compreender. Abrimos o tema com um personagem que representa o perfil da sociedade brasileira: o Zé Carioca, desenvolvido por Walt Disney após uma visita ao Rio de Janeiro. Em seguida, trouxemos alguns grandes exemplos de fatores e potencias econômicas que influencia na qualidade de vida da população brasileira: a queda de Eike Batista, a situação atual da Petrobrás e o status do Futebol brasileiro. Para concluir, trouxemos a opinião do professor de economia Vladimir Furtado. Vladimir Furtado é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

As Palavras de Vladimir Furtado

O Brasil está entre as 10 principais economias do mundo, mas nós ainda temos um perfil de nação em desenvolvimento. O principal problema do país é a desigualdade social. Ao contrário do que muitos pensam, o futebol, assim como outros esportes, tem um papel pequeno na economia do país. Este tipo de atividade movimenta o Brasil mais pela paixão da sociedade do que pelo seu efeito na economia geral do país.

Uma das opções desse governo foi escolher grupos economicamente fortes para puxar investimento, como o empresário Eike Batista, o banco Bradesco, a empresa Friboi e a Petrobrás. O problema da Petrobrás é que recentemente ela começou a atuar em diversas áreas e com isto está perdendo seu foco, seu modelo de exploração, pelo qual ela é conhecida internacionalmente, consequentemente, a Petrobrás está perdendo espaço na economia do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Created By Sora Templates