quarta-feira, 23 de abril de 2014

Profissão Inovadora: Gestor de Mídias Sociais

Atividade em alta no mercado do marketing digital usa redes sociais como ferramenta de trabalho


Nos dias de hoje, com o mercado de marketing digital superaquecido, ter presença na web é uma necessidade tanto para as pessoas como para as empresas. Impulsionada por este crescimento constante de adeptos às redes sociais desde o começo dos anos 2000, surgiu o Gestor de Mídias Sociais, profissional ligado à interação, observação e produção de ideias e campanhas ligadas à cultura cibernética.

Não há dúvidas de que se trata de uma profissão estrategista. O Gestor de Mídias Sociais precisa qualificar e entender o uso das ferramentas de forma comercial para planejar um conteúdo que seja relevante para a empresa de acordo com as tendências do mercado, monitorar o concorrente, cuidar do relacionamento com o cliente e acompanhar os resultados.

O profissional pode ficar responsável tanto pelo conteúdo de redes sociais como pela administração de blogs, sites e aplicativos. Além de textos, é necessário pesquisar ou produzir imagens, vídeos e outros recursos multimídias para tornar o conteúdo mais atrativo. No caso de agências, é preciso lidar com vários clientes ou vários parceiros para a produção de conteúdo. A rotina muda de acordo com o cargo e a empresa contratante, de qualquer forma, o trabalho exige dinamismo e agilidade.

O salário inicial de um Gestor de Conteúdo varia de R$900,00 a R$3.000,00. Já o Social Media pode ganhar até R$15.000,00. Para tanto, é necessário ter graduação na área de comunicação e marketing e uma especialização específica, além de conhecimentos extras com edição de imagens e vídeos. Experiência de mundo (cultura popular) e entendimentos dos mais diversos assuntos é fundamental para desenvolver a criatividade nas postagens.

Camila Castro, 24 anos, trabalha com redes sociais há quatro anos e reforça a ideia de que a qualquer momento uma rede social nova pode surgir, como o Fabebook, e desbancar uma forte, como o Orkut: é preciso estar preparado. “Tem que ser muito antenado, saber quais são os últimos memes e virais, acompanhar e ler portais de notícias... Precisa ser criativo também, para achar a melhor maneira de divulgar um produto/serviço em cada rede social” diz ela, definindo o modelo de profissional para a área.

0 comentários:

Postar um comentário

Created By Sora Templates