quarta-feira, 16 de abril de 2014

O verdadeiro intuito na orientação de carreiras

Atualmente contamos com inúmeras possibilidades de carreiras, e muitas dessas não surgem exatamente de uma formação profissional, mas de oportunidades que aparecem no dia a dia. As redes sociais é um grande gatilho no chamado Networking: a arte de criar e manter uma rede de contatos atualizada com os quais é possível adquirir informação, conhecimento e referência.

Diante de tantas facilidades, aquela faculdade que tinha como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho ficou em segundo plano. É aí que entra os testes vocacionais, que tem como finalidade apontar as carreiras mais apropriadas para um indivíduo com base em seus traços de personalidade.

O Guia do Estudante é um ótimo exemplo de como os jovens continuam buscando uma identidade como carreira. Segundo informações do site oficial, mais de 500 mil pessoas por mês, de diferentes faixas etárias e classes sociais, interagem com as mídias sociais da marca, buscando informações atualizadas sobre os principais cursos de nível superior e sua relação com o mercado de trabalho.

Se Renta Múcio (22) tivesse buscado uma orientação psicológica, talvez não tivesse cometido tantos equívocos em sua trajetória profissional, como quando se transferiu no 2º ano do curso de Jornalismo para o curso de Rádio e TV. “Eu entrei pro Jornalismo por que queria trabalhar com televisão. Pensei que o curso de Rádio e TV iria me aproximar disso, mas quando vi que era uma área mais técnica, voltei pro Jornalismo”.

Ela, que atualmente trabalhar com vendas, diz que sempre gostou de lidar com pessoas. Agora que está concluindo o curso de Jornalismo na Faccamp suas metas mudaram, mas ela está certa de que cursar uma faculdade é de grande importância: “não sei mais se vou seguir carreira na área, mas não me arrependo de ter entrado na faculdade. A experiência da vida acadêmica é muito importante para nosso desempenho pessoal e profissional”.

0 comentários:

Postar um comentário

Created By Sora Templates