terça-feira, 25 de setembro de 2012

Roupa é Motivo



As pessoas compram roupa, primeiramente, por necessidade. Precisam de uma peça para cada ocasião, para passear, sair à noite, nadar e dormir, para quando está frio e para quando está calor. Mas não basta ser uma peça simples - curta ou não, de tecido fresco ou quente – as pessoas, principalmente as mulheres, querem estampas diferentes, querem peças exclusivas, querem destacar-se entre as outras, querem qualidade e moda, não importa o preço.

A moda foi criada para que os mercados tirassem proveito da mente consumista humana. As pessoas querem novidade, querem surpresas, sentir-se vaidosas. Querem prever as tendências e usar o que todo mundo usa, mas com um toque de personalidade único.


Há quem gaste a toa com roupas e mais roupas sem necessidade aparente, apenas por luxo e vaidade. Eu, particularmente, não sou do tipo que sai para comprar roupas e volta cheia de sacolas, mas se o dinheiro me permite, gosto de ter uma peça nova em meu guarda-roupa toda semana. Não gasto aos montes, me contento com uma peça, às vezes uma peça qualquer. Mas o que me emociona mesmo é ter motivo para comprar.

Com motivo quero dizer comprar para uma ocasião especial. Gosto de escolher a roupa imaginando onde e porque estarei usando-a. É este critério que uso para não comprar, para que ter esta peça se não vou utilizá-la?

De nada adianta um closet cheio se você não tem motivo para usar as roupas que ali estão. O que os principais portais de moda ensinam é aproveitar cada peça do seu roupeiro. As revistas ensinam a transformar uma peça velha ou uma roupa de brechó num elemento de última moda. Os sites exibem fotos do que saiu nas passarelas, sempre relembrando de que aquilo já fora moda um dia, mas agora está aperfeiçoada; ou que já foi algo ridicularizado, mas que agora é moda.

A moda quem faz é a gente. Vestir-se bem é estar confortável e de acordo com o que a ocasião exige. Um look perfeito é aquele que contém criatividade, que traduz o que diz nossa personalidade. De nada adianta diversos coringas, preço e panos se não há estilo próprio.


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