sábado, 23 de junho de 2012

A Arte de Contar Histórias para Crianças

Nesta semana eu conheci uma pedagoga, estudei sobre roteiros e fui na biblioteca na intenção de participar de um bate papo sobre literatura infantil, mas a atividade não passava de contação de histórias para crianças com o intuito de vender livros para os pais dessas crianças.
De qualquer forma, eu observei muito o comportamento de Marcio Martelli e anotei minhas impressões, como uma boa blogueira que sou.

1. Crie histórias leves, sem significados ocultos. Procure relacionar os temas com o que ocorre na atualidade.
2. Utilize a tecnologia à seu favor na hora de contar histórias. Use um projetor, coloque música ambiente, use objetos, aproveite o espaço que possui, brinque com a iluminação, espalhe almofadas ao redor, etc. Crie um ambiente convidativo e favorável.
3. Contar histórias para crianças é como conversar com elas, você precisa falar a língua delas, definir cada uma para entreter todas, fazê-las se sentir parte da história e não exatamente ler para elas, fazê-las ficar em silêncio como um telespectador.
4. Pode ser que seja necessário adaptar, acrescentar e modificar a história conforme a necessidade das crianças. Por exemplo, mude o nome e a idade dos personagens para adequá-los ao público presente. Compare as características de um com o outro, encontre semelhanças entre a ficção e a realidade. Faça as crianças falar, gritar, imitar sons, cantar, etc, da mesma forma que acontece na história.
5. Enquanto conta, faça gestos e expressões para ilustrar o que diz. Faça pausas, deixe as crianças falar, faça suspense, estimule a imaginação delas fazendo perguntas, pedindo sugestões, deixe que elas opinem e exponha suas preferências.
6. Convide-as a contar situações ou inventar suas próprias histórias a partir daquilo que você está contando.
7. No final da história, bata palmas. As crianças estarão agitadas, elas vão querer brincar e se divertir. Proponha atividades e brincadeiras educativas. Disponibilize folhas de sulfite, livros ilustrados e brinquedos para que elas soltem a imaginação.

0 comentários:

Postar um comentário

Created By Sora Templates