segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dicas para grêmios escolares


Tem atividades que podem ser feitas sem gastar um tostão e são ótimas para inovar a escola e divertir os alunos. Porém, há outras que é necessário arrecadar um dinheirinho para colocar em prática. Veja abaixo algumas dicas de atividades que seu grêmio pode fazer:
·         Mural de Notícias
Com criatividade é possível criar um mural artesanal onde se pode postar eventos, shows, baladas, festas e propagandas semanalmente.
·         Excursões
Quem disse que para fazer uma boa excursão é preciso sair da cidade? Com a contribuição dos alunos, é possível alugar ônibus e visitar pontos turísticos e locais públicos da sua cidade, como os parques. Além do mais, caso o objetivo é participar de atividades culturais como Teatro e Cinema, o ingresso pode ficar até mais barato se souber fazer uma boa negociação.
·         Show de Talentos Anual
Que tal criar um show de talentos no final do ano, com um custo razoável para participar e os professores como jurados? O prêmio poderia ser uma cesta montada pela própria turma da escola.
·         Homenagem ao Melhor Aluno Bimestral
No final de cada bimestre, o aluno que teve o melhor rendimento de cada classe poderia ser homenageado pelo próprio diretor, ou com um simples cartão para os pais durante a reunião. Isso levantaria o astral do aluno, e faria com que os outros desejassem essa colocação.
·         Comemorações
Há cada data comemorativa, a escola poderia entrar em ritmo de festa. Como no mês do natal, na páscoa, no mês dos namorados, na época de São João e no carnaval. Ou até mesmo comemorar cada estação que chegar.
Isso é simples: Por exemplo, no mês da páscoa a escola poderia ser enfeitada com coelhos e os alunos do grêmio poderiam fazer chocolate caseiro para vender no intervalo. No natal poderiam ensaiar a turma inteira para cantar uma cantiga na festa de fim do ano letivo. E nas estações, poderia haver uma competição de moda exigindo que os alunos fossem a escola usando trajes conforme a estação. No mês dos namorados poderia haver correios elegantes. Entre tantos outros!
·         Grupos de estudo
Por que não reunir aqueles alunos que tem mais dificuldades num determinada matéria e realizar um grupo de estudo fora do horário das aulas com um aluno expert de apoio? Essa atividade poderia ser complementada com vídeos, filmes, música, internet, livros, etc. Estudar acabaria se tornando algo um tanto divertido.

0 comentários:

Postar um comentário

Created By Sora Templates